O texto Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula de Ângelo de Moura Guimarães e Reinildes Dias nos sugere uma reengenharia na sala de aula, como o próprio título diz.Essa engenharia se torna necessário devido ao fato que a cada dia surgem novas tecnologias afetando a educação pelas inovações obrigando esta a não ficar presa aos moldes antigos, precisa se adaptar ao novo, e não temer aprender . As novas tecnologias servem para criar ambientes de aprendizagem mais interessantes, focando o ensino pra a realidade do aluno.



A proposta real da educação é preparar o aluno para pensar criticamente, o que não é possível com a educação bancária que visa somente transimitir conteúdos sem se preocupar com o real entendimento do aluno.



A proposta do autor é uma educação focada no aluno, e o coloca como sujeito ativo no processo Nestes novos ambientes de aprendizagem, novas salas de aula, vários fatores devem ser observados como reconhecer e estimular a variedade dos alunos, as múltiplas inteligências, além das várias estratégias de aprendizagem cognitivas,metacognitivas, linguísticas, afetivas e sociais.

0 comentários:

Postar um comentário